29 de abril de 2015

Do olhar ao reparar

Chris Blum, The Eye Is Never Full
«Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.»
José Saramago, Ensaio sobre a cegueira (1995)
Reciclagens
Vou esta tarde fazer uma reciclagem rápida à minha capacidade de observar o mundo. À noite regressarei a casa com um olho fechado e outro aberto. A esperança é a de restabelecer o equilíbrio perdido do olhar amanhã pela manhã.

A luz deixará de encontrar tantos obstáculos para se manifestar em pleno. As cores chegarão mais nítidas mas serão processadas do mesmo modo. Sem tirar nem pôr. O universo que me rodeia será visto à minha maneira. Exclusiva e intransmissível.

A reciclagem programada do olhar talvez promova a reciclagem esperada do reparar. Seguir a sentença registada no «Livro dos Conselhos», imaginado por Saramago no Ensaio sobre a cegueira, e passar a ser um rei com olhos numa terra de cegos.

2 comentários:

  1. Uma forma muito sui generis de encarar essa reciclagem! Que tenha corrido muito bem e que a tua capacidade de ver e descrever a beleza neste mundo seja sempre acutilante!

    ResponderEliminar
  2. Já fui e já vim. Já recuperei o equilíbrio do olhar. Já posso ver e reparar. Já se foram os obstáculos. As nuvens já estão de partida. As luzes já estão de regresso. As imagens já tornaram a cobrir-se de cor. Mais nítidas. Mais claras. Mais enigmáticas. E o olhar reciclado enche-se de possibilidades novas de observar o mundo. De o examinar. De o estudar. De o decifrar.

    ResponderEliminar