1 de abril de 2015

Poisson d'avril


Pesquei um peixe deste tamanho!  Afiança o autor da alegada proeza, esticando os braços na sua máxima extensão. A historieta ilustra bem a hipérbole do pescador bafejado pelas graças da fortuna, deixando por esclarecer a sua associação ao Dia das Mentiras, a que os franceses dão o nome de Poisson d'avril.

Informam os linguistas que a expressão seria uma corruptela de Passion de Cristo, celebrada pela Igreja Católica no mês de abril. As deambulações de Jesus de tribunal em tribunal teriam inspirado os povos a mandarem correr de Ceca em Meca todos aqueles que fossem alvo de escárnio ou mal-dizer.

Garantem outros que a escolha do peixe estaria associado ao jejum quaresmal exigido pelo cânone cristão, que proíbe o consumo da carne como penitência. O dito alternativo de manger le poisson d'avril ligar-se-ia a todos aqueles que se recusassem a comê-lo nesse período litúrgico, indiferentes ao pecado da gula.

Há ainda quem faça remontar a tradição ao momento em que o ano passou a iniciar-se em janeiro e não no domingo de Páscoa, como até então ocorrera. A mudança foi entendida como uma mentira esfarrapada, convertendo o primeiro dia de abril na data mais indicado para as cometer impunemente.

Verdade ou mentira, pouco importa até onde nos leva a imaginação mais ou menos fantasiosa para dar sentido aos sem-sentidos da vida. Mito lhe chamaram os gregos. Patranha, peta e tanga diríamos nós. Optar até pelo galicismo blague e afirmar: Je ne ments jamais, c'est toujours la verité qui se trompe.

4 comentários:

  1. Todas as hipóteses apresentadas são curiosas e apresentam as suas razões, mas a que me parece mais óbvia é a do jejum quaresmal. Afinal tudo tem uma explicação.

    ResponderEliminar
  2. Passado o dia oficial das mentiras, dá vontade de recordar o PARADOXO DO MENTIROSO. Se um indivíduo declarar «Estou a mentir», então se for verdade é falso e se for falso é verdadeiro. Deve ser por isso que os políticos da nossa e doutras praças só se permitem dizer «Eu sou a verdade».

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante a explicação da origem da instituição do dia 1 de Abril como Dia das Mentiras. Um dia de mentiras criativas tem a sua graça... O que não tem graça é mentirem deliberadamente os que governam os destinos do mundo e, menos ainda, os que vão atrás dessas mentiras em defesa dos seus interesses particulares. Hoje, com a confirmação do necessário prolongamento do estado de emergência para combate mais eficaz ao Covid 19, penso ingenuamente como seria bom que despertássemos do pesadelo e que esta pandemia fosse na realidade uma mentira...

    ResponderEliminar
  4. “C’est toujours la vérité qui se trompe”, à retenir! ça peut servir ...

    ResponderEliminar