2 de junho de 2015

O lançamento do livro

Igor Morski, Fly Higher with books

ECCE LIBRO
O mês de junho é propício ao lançamento de novas obras. A feira do livro de Lisboa é um espaço particularmente adequado para a divulgação desses títulos a preços reduzidos. A proximidade das eleições legislativas e presidenciais tem levado os partidos do chamado arco da governação a promoverem as biografias dos seus líderes em textos mais ou menos encomendados. Vou poupar-me à tarefa de lhes dar um destaque particular. Outros o farão com todos os pormenores nos próximos meses.

Vou recordar o mais estranho lançamento de livro a que assisti sem ter sido convidado e a meio da via pública. Passou-se no início da década de setenta na rua Silva de Carvalho, nas proximidades dos Alunos de Apolo. Sem saber muito bem como, apanhei com um exemplar do Lazarilho de Tormes em cima. Terá sido atirado duma janela do velho bairro de Campo de Ourique. Ainda hoje guardo essa edição de bolso publicada pela Biblioteca Básica Verbo, o número 44 dos então famosos Livros RTP.

Esse encontro imediato com a primeira novela picaresca castelhana teria repercussões singulares nos anos seguintes. Despertou-me para um género que exploraria à exaustão tanto na Clássica como Nova, universidades onde lá fui obtendo os graus académicos tradicionais de licenciado, mestre e doutor, nas versões longas pré-Bolonha. Um caso feliz associado a um relato de sucesso que fez escola no Renascimento-Maneirismo-Barroco peninsulares e abriu portas à moderna arte de compor romances.

O livro que caiu do céu num final de dia, junto à paragem do 25/26, o elétrico que então fazia a ligação entre a Estrela e Gomes Freire, continua a fazer parte daquele escasso número de textos que ainda hoje me continua a povoar o imaginário. Sempre que lhe pego e acompanho o protagonista nas suas peregrinações pela vida, a aventura da descoberta do mundo através das palavras reanima-se de imediato. Histórias com histórias dentro a dar sentidos inesperados às picardias dum legítimo livro voador.

1 comentário:

  1. Um encontro sui generis com um livro, ainda mais interessante por te ter despertado o gosto pelo género picaresco. É caso para eu dizer que fico com inveja, eu que tantas vezes fui a lançamentos de livros e os adquiri por "apoio moral" e na maior parte das vezes fiquei frustrada com as palavras tão maltratadas...

    ResponderEliminar