26 de novembro de 2015

Alegorias do bom e do mau governo

Allegoria del Buon Governo & Allegoria del Cattivo Governo

[Sala dei Nove, Palazzo Pubblico, Siena (1338-1339)]
Existe em Siena um conjunto de frescos alegóricos que descrevem o modo como a Baixa Idade Média entendia o desempenho gover-nativo da coisa pública. Foram executadas pelo pintor florentino Ambrogio Lorenzetti (c.1290-1348?) nas paredes da Sala dos Nove do Palácio Comunal da cidade e república italiana. Baseou-se, para tal, na visualização simbólica das virtudes e vícios definidores das práticas do bom e do mau governo.

Mudam-se os tempos mudam-se as vontades. Os Espelhos de Príncipes pré-renascentistas tiveram de se adaptar às realidades criadas ao longo dos séculos entre as modernidades clássicas e as pós-modernidades contemporâneas. Rei morto, rei posto. Governo caído, governo erguido. As fronteiras maniqueístas traçadas entre o bem e o mal estiveram sempre longe de viabilizar consensos consistentes e convincentes.

Olhando para os retratos de família dos governos atuais, tirados nos momentos oficiais de maior solenidade, procuro encontrar a tal Perfeição do Político que lhes é exigida. Assinalar a presença dos rostos da Paz, Justiça, Fortaleza, Prudência, Magnanimidade e Temperança. Afastar de cena os rostos da Crueldade, Traição, Maldade, Furor, Divisão e Guerra. Afirmar aos quatro ventos que desta vez é de vez e acertar.

1 comentário:

  1. Infelizmente, se tal perfeição existe, é rapidamente sufocada no meio político, hoje cada vez mais dominado pelo capital e, portanto, desumano e antissocial.
    Quem me dera poder acreditar em políticos, Prof.! Há os bons e justos, que a gente os conhece; o problema são as maçãs podres no cesto...

    ResponderEliminar