31 de março de 2016

Par avion...

Patrick Willcocq - Walé Asongwaka takes off... - 2013
 
[Bibliothèque national de France]

RELATIVIDADES RESTRITAS OU GERAIS

Li esta manhã na página virtual «Notícias ao Minuto» da NET, na secção TECH, que a Virgin Galactic e a Boom Technology estão a desenvolver um novo avião comercial supersónico. Segundo reza no texto da nota informativa, esta aeronave do futuro estaria apta a voar a uma velocidade duas vezes superior à do som, permitindo assim estabelecer a ligação entre Nova Iorque e Londres em menos de três horas e meia. Isto sem contar, evidentemente, o tempo que se passa nos aeroportos a fazer os check-in e check-out, os controles alfandegários e quejandos.

Li logo de seguida, agora na secção PAÍS, que já haviam sido cancelados hoje onze voos provenientes de França, devido à greve dos controladores aéreos locais. Realidade peregrina que a minha experiência recente confirma. No regresso duma curta estadia em Rennes, vi o meu itinerário Nantes-Lisboa ser desviado para Lyon e ter perdido a ligação a Faro. Uma viagem de quatro horas, acabou por ser debitada em quinze. Ironias dos nossos dias que me levam a dizer, como Einstein o fez à sua maneira, que nesta questão de espaço-tempo, é tudo muito relativo.

2 comentários:

  1. Quer me parecer que essas situações que deveriam ser raras, cada vez mais se tornam recorrentes. E são daquele tipo de ocorrências que nada têm a haver com tecnologias!

    ResponderEliminar
  2. Na realidade, são contrasensos do mundo moderno. A tecnologia evolui à velocidade supersónica e as contradições humanas emperram a evolução...

    ResponderEliminar