1 de dezembro de 2016

Fábulas Ibéricas do Galo e do Touro

Portugal & España 

Unidade na Diversidade

Revelou uma recente sondagem de opinião, realizada pelo Real Instituto Elcano de Madrid, que cerca de sete em cada dez portugueses quereriam unir-se politicamente a Espanha, com vista ao fortalecimento da sua posição conjunta no seio da UE. A informação foi-me transmitida via FB por um aluno da Universidade de Sevilha, que ali conheci numa estancia de investigación.

Esse fait-divers, elaborado um pouco em contracorrente com a tendência atual de desagregação europeia, chamou-me à memória uma conversa recente com um colega e amigo dessa mesma universidade. Estava-se nas vésperas do referendo que ditaria a independência da Catalunha do estado espanhol e a hipótese da vitória indiscutível do sim trazia-o num angústia total.

Para si, a união dos dois países enfraqueceria o ímpeto separatista das autonomias mais rebeldes. A capital seria Madrid, o idioma adotado o espanhol, o regime seguido a monarquia. Pasmei. Às dificuldades que lhe fui apontando sobre a aceitação portuguesa duma tal fusão, achou sempre argumentos de peso para me converter à ideia peregrina exposta com tanta convicção.

No Dia da Restauração, apeteceu-me brincar com o caricato da situação. Referir que o federalismo ibérico, defendido entre outros por Antero de Quental na Causa da decadência dos povos peninsulares (1871), até me seduz nos seus princípios mais gerais. Assim se erija de modo que o caráter impulsivo do Touro hispânico não esbarre com a genica telúrica do Galo lusitano.

2 comentários:

  1. Magnífico!
    Na mesma espanta-me que ainda hoje os nossos vizinhos, que muito estimo e desejo o melhor deste mundo, pensei que estavamos melhor todos juntinhos!

    ResponderEliminar
  2. É 70%, os 7 em cada 10 portugueses. É obra! Na verdade, admira-me muito, pelo que conheço do sangue lusitano. "Opiniães", como diria o outro, bem ou mal fundamentadas, mas que me lembra a rivalidade eterna entre os dois países ibéricos. Com a tendência separatista de algumas regiões espanholas, Portugal seria mais uma a querer sempre a sua independência, é o que me parece.

    ResponderEliminar