8 de maio de 2017

Histórias da Terra Australis Incognita

Canguru
[Vector - Ilustração em Aquarela]

MEIAS VERDADES & MENTIRAS INTEIRAS


As redes sociais da galáxia internética são amiúde as últimas a dar as primeiras. São também useiras e vezeiras em repeti-las a cada momento como se se tratasse duma estreia absoluta. Cumpre-se a 23 de maio os 838 anos da emissão do Manifestis Probatum (1179), bula papal onde Alexandre III reconheceu Portugal como Reino. Di-zer que o país nasceu nesse mesmo dia é esquecer que o Primeiro Condado Portucalense (868-1149) foi fundado há 1149 anos, por vontade real de Afonso III das Astúrias. Assim se contam as idades dum país milenar. Meias verdades que se tornam em mentiras intei-ras. Fake news se lhes chama agora. Impunemente.

Corre agora no Facebook que foi encontrado um mapa a provar te-rem sido os navegadores quinhentistas portugueses os autênticos descobridores da Austrália, feito reivindicado por holandeses e ingle-ses. A revelação deve-se às investigações do jornalista Peter Tricket, publicadas no livro Beyond Capricorn (2007) e divulgadas à aldeia global pela agência de notícias Reuters. A empresa dever-se-ia a Cristóvão de Mendonça, que teria navegado pelas costas da Terra Australis Incognita em 1522. Verdade ou mentira pouco importa, já que o verdadeiro descobridor é aquele que a revela ao mundo, sem se escudar em políticas oficiais de secretismo vigentes.

Que se reconheça a descoberta oficial da maior ilha-continente dos mares do sul por James Cook em 1770, por a ter dado a conhecer a todos. Atribua-se-lhe também a divulgação do nome que passou a ser dado ao mais exótico marsupial avistado por ali. Diz-se que o explorador e cartógrafo terá perguntado num inglês pausado a um nativo de que animal se tratava. O interpelado ter-lhe-á respondi-do kangooroo. A palavra estava inventada e até passou a designar a última ilha visitada pelos nautas lusitanos havia 248 anos. Soube-se mais tarde significar simplesmente não sei. -se lá saber ao certo a verdade e a mentira etimológica do vocábulo canguru.

1 comentário: