28 de julho de 2017

Os fazedores mediáticos da realidade

JORNAIS VELHOS


O QUARTO PODER EM FORMATO IMPRESSO 

Aprendi a ler com as histórias aos quadradinhos d' O Primeiro de Janeiro. Antes de entrar na escola primária já tentava decifrar os sentidos escondidos das palavras registadas nos balões de fala e pensamento das BD, publicadas no caderno infantil com que o jornal diário do Porto brindava a criançada todos os domingos.

Quando aprendi a decifrar as legendas das vinhetas sem recurso às imagens desenhadas, já me tinha virado para outros diários da época. Pouco me recordo dessas leituras primeiriças. Lembro-me vagamente das «Lendas de Portugal» e d' «O é bom observador?», dos ora extintos O Século e Diário Popular. Parca memória.

Publiquei as minhas primeiras resenhas escritas nos suplementos literários do Diário de Lisboa e do Diário de Notícias. Tinha acabado de conhecer o universo romanesco de José Saramago e dediquei alguns parágrafos ao Memorial do Convento e Ao ano da morte de Ricardo Reis. Devo ter guardado alguma cópia algures por aí.

Por essa altura ainda me entretinha a ler de fio a pavio as páginas eruditas do Jornal de Letras. Fui seu assinante uma dezena de anos. Depois, cansei-me de vez dos elogios mútuos tecidos cada semana pelos membros residentes desse clube fechado da palmadinha nas costas, fazedores mediáticos encartados da república das letras.

Agora vou a banhos sem nenhum jornal debaixo do braço. O quarto poder impresso não seria uma boa companhia. Nem sequer para fazer um barquito de papel. Parto sem rádios, sem televisões, sem notícias on-line e leads armadilhados para formatar consciências. Vou em busca das notícias do dia a dia, com copyrigth pessoal e à la une.


2 comentários:

  1. Os tempos que atravessamos renderam-se, infelizmente, ao capital, que de pedagogo não tem (quase) nada e os meios de comunicação refletem bem essa realidade...
    Em memória dos bons velhos tempos, bem que podes trazer-nos os textos que publicaste no Diário de Notícias e Diário de Lisboa!

    ResponderEliminar