26 de janeiro de 2018

Os mil cento e cinquenta anos da terra portucalense

Ceci n'est pas un pays

         CELEBRAÇÕES & DEPENDÊNCIAS          

Portugal começou o seu historial multissecular como uma presúria instalada no Porto, cidade acabada de conquistar aos muçulmanos em 868 por Vímara Peres. Afonso III das Astúrias confiou a Terra Portucalense a este vassalo galego, que a administrou como entidade distinta da Galécia com o título de Presor e Conde de Portucale. O primeiro Condado Portucalense acabava de ser fundado, faz um destes dias precisamente 1150 anos.

Iniciava-se também nesta data o processo de separação definitiva da antiga Portugália da Galiza (1128) e de Leão (1143). Os condes converteram-se em duques e o condado em reino. Tudo pela força das palavras e das armas. O reconhecimento de Afonso Henriques como rei e de Portugal como reino é oficializado pelo papa Alexandre II na bula Manifestis Probatum (1179). O país é retirado da órbita do Império Hispânico e colocado no da Santa Sé.

De independência se passou a falar a partir deste momento, como se o poder temporal de Roma se não continuasse a fazer sentir ao longo dos séculos no destino dos povos a si submetidos. Que o diga Sancho II, deposto pelo papa Inocêncio IV em 1246, a demonstrar a dependência efetiva da Coroa de Portugal da Tiara do Vigário de Cristo em todos os domínios da Respublica Christiana. Conceitos que mais tarde ou mais cedo teremos de rever.

Batalha de São Mamede 1128 - Net

3 comentários:

  1. Em primeiro lugar apreciei o biscuit, a seguir o texto, depois a efeméride, ou será ou contrário?! É fundamental saber como começamos...

    ResponderEliminar
  2. A ordem dos fatores é abitrária mas o conhecimento das origens parece-me fundamental...

    ResponderEliminar
  3. Loas à independência política tão antiga!

    ResponderEliminar