14 de fevereiro de 2018

O casamento dos reis de boa memória

Casamento de D. João I e de D. Filipa Lencastre
[Jean Wavrin, Chronique de France et d' Angleterre (séc. xv)]


    CASAMENTOS, ALIANÇAS & TRATADOS    


Passados mais de cem anos sobre a queda da monarquia, a vox populi continua a afirmar de modo convicto que De Espanha nem bom vento nem bom casamento, como se em regime republicano a cara-metade do chefe de estado, homem ou mulher, tivesse alguma importância para o destino político dum país que esteja assente na eleição democrática e universal do supremo magistrado da nação. O mesmo se poderia dizer doutros enlaces reais se o rigor histórico para aí estivesse voltado e lhe apetecesse de facto ripostar.

Refira-se o escândalo do divórcio de Maria Francisca de Saboia de D. Afonso VI e subsequente casamento com o cunhado D. Pedro II, tornando-se a prima de Luís XIV de França e Navarra duas vezes rainha consorte de Portugal e Algarves. Com repercussões algo distintas, estará a união de Catarina de Bragança com Carlos II de Inglaterra, Escócia e Irlanda, que, para além de ter levado consigo para Londres uns saquitos de chá ainda se fez acompanhar das praças de Bombaim na Índia e de Tânger em Marrocos.

Celebra-se nestas datas o aniversário da união de D. João I com D. Filipa de Lencastre, com que se inicia a Dinastia de Avis e confirma o Tratado de Windsor, assinado a 9 de maio de 1386. Os futuros pais da Ínclita Geração de Infantes casaram-se em 1387 no Porto, tendo a solenidade civil decorrido a 2 de fevereiro no paço episcopal e a religiosa a 14 na Sé. Uma aliança estratégica das coroas reais de Portugal e de Inglaterra bem-sucedida, que levou a posteridade a designar sem rebuço os cônjuges de Reis da Boa-Memória. 

4 comentários:

  1. Belíssima gravura, que bem ostenta os luxos de outrora. Tempos em que grandes alianças estratégicas obrigavam os consortes a submeterem-se a valores mais realistas...

    ResponderEliminar
  2. Em muitos dos casos, estes casamentos eram um ''carnaval'' à época.

    ResponderEliminar
  3. Admiro muito Filipa de Lencastre.
    Repare na "personalidade" da sua assinatura.

    ResponderEliminar
  4. Django Ribeiro da Silva20 de fevereiro de 2018 às 12:32

    Este casamento foi uma das melhores decisões da nossa História. Pelo menos gerou duas ou três gerações de governantes decentes.

    ResponderEliminar