26 de julho de 2018

Gelados de verão e de todo o ano

JULY PARIS MAPS

 Rue Saint-Louis en l'Ile

Les sorbets de l'île Saint-Louis à Paris...
A primeira vez que pus os pés em Paris andei numa lufa-lufa dum lado para o outro. Em três dias palmilhei umas boas léguas bem-medidas de praças e pracetas, de ruas e ruelas, avenidas e alamedas. Um corre-corre sem parar por todos os recantos da Paname banhada pelas das duas margens do Sena. Fiquei-me pelos exteriores da Cidade-Luz, mochila às costas, sapatilhas nos pés e Guide Vert Michelin na mão.

Eu e os meus copains de route piquenicámos no Parc Monceau, no Jardin du Luxembourg e no Champ de Mars. A frescura das fontes e a sombra das árvores amenizaram a canícula estival reinante. Depois do sol se pôr e da lua se levantar, petiscámos nos bairros mais populares. Montmartre, Quartier Latin, Les Halles, Marais, Saint-Germain-des-Prés, Boul’Mich’, Champs Elysées. Um punhado de opções sedutoras ao virar da esquina.

A memória seletiva desse verão fixou-se no coração da velha Lutécia galo-romana. A sabedoria dos meus amigos parisienses levaram-me à Île Saint-Louis, mesmo ali ao lado da Île de la Cité, na pista dos mais famosos gelados da cidade, do país e quiçá do mundo. Saboreei uma meia dúzia dos noventa sabores oferecidos pela Maison Berthillon. Um festim refrescante para os sentidos que mais tarde ou mais cedo terei de repetir. Il le faut absolument.

2 comentários:

  1. Pois é, agora fico com água na boca pois nunca ninfuém me levou à Maison Berthillon e já estive me Paris umas cinco vezes...

    ResponderEliminar
  2. Como se regista o título de um livro que nos desperta a atenção, assim farei com a Maison Berthillon para quando puder cumprir o desígnio de visitar Paris.

    ResponderEliminar