24 de maio de 2023

O grande urso guardião da casa ribeirinha com espírito de guerra

Maury Hervé - Ours

[Carré d'Artistes - Dijon]
no·me |ô|
(latim nomen, -inis)
nome masculino
Palavra que designa pessoa, animal ou coisa (concreta ou abstrata).

Sempre senti um misto intrigante de fascínio e espanto pelos nomes dos índios dos livros de cowboys e dos westerns televisivos da minha meninice. O insólito dos antropónimos indígenas do farwest Touro Sentado, Águia Solitária, Rajada de Vento, Pata de Corvo ou Dança com Lobos só se aproximaria de Ricardo Coração de Leão e de João Sem Terra, os dois irmãos reais Plantagenetas das aventuras do Robin dos Bosques, ou d'O Rei de Boa Memória e d'O Príncipe Perfeito, os nossos Dom João I e Dom João II da casa de Avis. Mesmo assim, estes cognomes reais estão sempre associados a um prenome específico de sentido desconhecido.

De pesquisa em pesquisa, descobri que cada elemento do meu nome tinha uma origem diferente e significado específico. Segundo se julga saber, Artur terá derivado do celta artwa (< art: urso + ur: grande) e Henrique do saxónico heimirich (< heim: casa, lar + rik: senhor). Se lhe associarmos o Ribeiro latino (< ripariu: riacho) e o visigótico Gonçalves (< gunda: guerra + elf: espírito), a conjugação de todos estes étimos daria assim algo como: «senhor do lar», «governante da casa», «urso grande que governa a casa» ou, então, «grande urso guardião da casa ribeirinha com espírito de guerra». Tudo bem arrumado à vontade do freguês.

Olho para o urso virtual escondido no meu nome e vejo o ar de espanto estampado no seu rosto. Semblante pasmado de incrédulo, por rivalizar com os epítetos, apelidos e alcunhas concretas e/ou abstratas atribuídos a deuses e heróis, a reis e rainhas, a filhos de algo ou de coisa nenhuma. Pena que tão poucos de nós saibamos os sentidos ocultos nos nomes próprios e familiares que nos foram atribuídos na pia batismal e no registo civil sem nada termos feito para os merecer/desmerecer. Pessoalmente, até me sinto bem com essa etiqueta caprichosa de Urso Guerreiro com que a etimologia me brindou sem para tal ter sido perdido nem achado.

Dean Crouser - Bear with Forest

2 comentários:

  1. Que interessante e minuciosa reflexão sobre a origem etimológica do seu nome!

    ResponderEliminar
  2. Ainda criança, a reclamar com o meu nome, o meu pais explicou-me que Ernestina significa "a verdadeira" e Eugénia "a bem nascida". Deu para me contentar então... e não fui mais além a pesquisar

    ResponderEliminar