5 de maio de 2023

Uma cantiga de amigo dialogada com refrão de Dom Dinis no Dia da Língua

CANTIGAS MEDIEVAIS GALEGO-PORTUGUESAS

[Iluminura do Cancioneiro da Ajuda]

               Ai flores, ai flores do verde de pino

Ay flores ay flores do uerde pyno

Se sabedes nouas do meu amigo

       Ay de9 y hu e

Ay flores ay flores do uerde ramo

Se sabedes nouas do meu amado

       Ay de9 y hu e


Se sabedes nouas do meu amigo

Aquel qmètiu do q’po9cõmigo

       Ay de9 y hu e


Se sabedes nouas do meu amado

Aql qmètiu do q’ mha iurado

       Ay de9 y hu e


Vos me pcgùntades polo uossamigo

E eu bè v9 digió q’ e sanoe vyue

       Ay de9 y hu e


Vos me pcgùntades polo uossamado

E eu bè v9 digió q’ e vyue sanoe

       Ay de9 y hu e


E eu bè v9 digió q’ e sanoe vyue

E sera uos canto prazo passado

       Ay de9 y hu e

Dom Dinis, B 568, V 171 

Obs.: Assim se falava e escrevia no tempo de Dom Dinis (1261-1325), o rei-trovador que instituiu o Português como língua oficial do país (1297) e fundou a primeira universidade portuguesa em Lisboa (1288-1290).

2 comentários:

  1. Uma delícia, tanto o poema como a escrita antiga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que significa que a Língua (falada e escrita) é uma realidade dinâmica que desconhece completamente a cristalização conservadora das suas formas de expressão...

      Eliminar