14 de fevereiro de 2016

A Fábrica Real de Tabacos de Sevilha em três atos

FÁBRICA REAL DE TABACOS - UNIVERSIDAD DE SEVILLA

ATO 1: Cenário de ópera 

Muito antes de ter visitado pela primeira vez a cidade de Sevilha, já a Fábrica Real de Tabacos fazia parte do meu imaginário pessoal. Via-a como um cenário de ópera. Aquele com que abre o primeiro ato da Carmen de Bizet. A sensibilidade do compositor francês a dar corpo ao espírito espanhol da cigana andaluza. E no ar já ouvia os acordes iniciais do Coro dos Soldados: Sur la place, chacun passe, chacun vient, chacun va; drôles de gens que ces gens-là !...

ATO 2: Roteiro de turista

Quando visitei a cidade de Sevilha pela primeira vez, inclui a Fábrica Real de Tabacos no meu percurso pessoal de primeiro dia. Tinha de ser. ¡Inevitable! ¡Fatal! Institui-a como etapa principal do meu roteiro de turista. Procurei por toda a parte La Carmencita. Mais elle n'était pas là. Só me foi dado ver muitos abanicos, castañuelas, peinetas, mantillas y batas de sevillana nas lojas de recuerdos plantadas estrategicamente nas redondezas. Hélas !...

ATO 3: Sede de reitoria 

Já perdi a conta às vezes que visitei a cidade de Sevilha e a Fábrica Real de Tabacos. Ainda não me cansei. Há sempre recantos inéditos a descobrir. Funciona agora no edifício a sede de reitoria da Universitas Hispalensis. A entrada e saída das tabaqueras foi agora substituído por alumni & magistri de Letras. Ali tenho participado em alguns diálogos ibéricos. Fortuna máxima de quem tem há tantos anos La Ciudad del Nodo en el corazón...

2 comentários:

  1. Das tantas vezes quer fui a Sevilha, especialmente em férias familiares, e nunca visitei a Fábrica... Agora fico com a curiosidade acrescida!

    ResponderEliminar
  2. Divinal e mais uma vez acicata-nos a curiosidade, desta feita em visitar e conhecer Sevilha e a Real Fábrica de Tabacos!

    ResponderEliminar