Jheronimus Bosch ,,Zangers in een el’’ (c. 1561) [Palais des Beaux-Arts de Lille] |
Combate & Argumento
Concertar, v. Do lat. concertāre, «combater; ter querela com; estar em conflito, lutar». Séc. ⅩⅤ.Consertar, v. Do lat. *consertāre, frequentativo de conserěre, «ligar, atar, reunir, juntar; formar alguma coisa que ligue partes entre si». Séc. ⅩⅤⅠ.
J. P. Machado, Dicionário etimológico da língua portuguesa
(Lisboa: Horizonte, 1977; ⅠⅠ, 199b & 213a.)
Na véspera do Dia de Reis de 2019, participei pela última vez num concerto organizado pelo Grupo Coral Ossónoba em parceria com a Associação Almargem, no âmbito do «Em Canto pela Algarviana», integrado no programa do 365 Algarve. Decorreu no Cineteatro de São Bartolomeu de Messines e precedeu as crises pandémicas e histórias de hospital então inéditas.
Vinte e dois meses depois, voltei a dar a voz a mais um CorusFest 2021, um festival de coros já com algumas edições no historial do Ossónoba. Os coralistas marcaram a assim o retorno do grupo à normalidade possível há muito desejada. Cantar num espaço aberto ao público que o quiser ouvir, como medida preventiva exigida pela situação de alerta viral ainda em vigor.
O regresso presencial fez-se de máscara a cobrir meio rosto e traje de grande gala vestido a rigor. Depois do Torino-Torino-To-ri-nô |🎶| Milano-Milano-Mi-là-nô |🎶| Nápoles-Na-póli-Na-pò-lí |🎶| do aquecimento vocal, seguiu-se a execução do cancioneiro de muitas valências. Rompeu-se a sabática forçada e olearam-se as gargantas para novos encontros de toadas reunidas.
Os naipes do grupo coral envolveram-se numa disputa musical sem vencedores nem vencidos declarados. O c/s latinos com pouca expressividade sonora no par concerto/conserto deram as mãos e a etimologia linguística ficou sem argumentos válidos para diversificar os vocábulos. Ao invés de alimentarem conflitos, uniram esforços e encarregaram-se de harmonizar melodias.
Que o regresso à normalidade da vida como a desejamos seja efetiva, garantindo a vossa presença com regularidade nos palcos e a concertação das vozes em harmonia!
ResponderEliminar