1 de novembro de 2021

Os princípios igualitários inquinados

Banksy - Devolved Parliament - Question Time (2009)
[private collection]
«Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros»

O sétimo mandamento da quinta dos animais, concebido por George Orwell no Triunfo dos porcos (1945), foi adulterado a breve trecho pelos mentores do Animalismo, convertendo-se na única norma de conduta social pós-revolucionária na propriedade. Ao princípio inicial da igualdade perante a lei - todos os animais são iguais -, seguiu-se uma mais operacional e conveniente apostilha - mas alguns são mais iguais do que outros.

O lema da união europeia (2000) afirma estarem todos os seus signatários Unidos na diversidade, a dar fé na igualdade das línguas utilizadas. Só que algumas são mais iguais do que outras. Mesmo após o Brexit, o inglês continua a impor-se às demais, anulando o princípio formal do multilinguismo. A menos que o maltês e o irlandês tenham sido trocados em Malta e na Irlanda pelo idioma imperante no Reino Unido.

A carta das nações unidas (1945) estabelece que a Organização é baseada no princípio da igualdade soberana de todos os seus membros (cap,  art.º 2, § 2). Porém, alguns são mais iguais do que outros. Dos 193 países da ONU, só 15 têm assento no Conselho de Segurança: 10 eleitos por dois anos, os 5 restantes com caráter permanente e direito a veto. Unidos, unidos sim; mas nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Em democracia, todos têm os mesmos direitos e deveres. Garante-se que a igualdade de oportunidades dos cidadãos constitui um princípio universal. Nas monarquias, alguns são mais iguais do que outros. Só os filhos dos reis podem ser reis a título vitalício. O mesmo se diga dos imperadores, grão-duques, príncipes e demais testas coroadas. O sangue azul ainda retém as mesmas regalias de casta nestes tempos de pseudoigualidade. 


todos os santos são iguais, mas uns que são mais santos do que outros. Até têm direito a um dia festivo só para si ou até a vários, ainda que mudem ligeiramente de nome. Outros são postos numa mesma data, com ou sem feriado associado, em grupos variáveis, numa multidão de anónima santidade. Na esfera celestial tal como na terráquea, há ainda muito a dizer sobre os princípios igualitários inquinados em vigor.

Fra Angelico, Predella della Pala di Fiesole (1422)

4 comentários:

  1. Profunda reflexão sobre as idiossincrasias humanas... O homem evolui ao longo dos séculos mas mantém a sua característica intrínseca de ser imperfeito...

    ResponderEliminar
  2. Pois se foram os homens que escreveram os livros santos, que vêem escrevendo as Cartas, os Tratados,os Regulamentos e outros quejandos, o que esperava?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, como lá diz o provérbio: «Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é tolo ou não tem arte.»

      Eliminar
  3. Observações precisas e sempre oportunas, numa síntese ampla e rigorosa!

    ResponderEliminar