Calendrier républicain de l'an III Dessin de Philibert-Louis Debucourt, 1794 [Bibliothèque national de France] |
A partir do equinócio do outono de 1792, os anos passaram a ser contados de modo diferente e os meses, dias e horas cederam ao sistema decimal e adotaram novas formas para se nomearem. Uma revolução completa que conseguiu resistir uma parca dúzia de órbitas solares à calendarização tradicional do tempo.
Se a nova terminologia tivesse resistido ao período revolucionário francês, a data de hoje corresponderia ao quintidi sansculottide de l'an ccxxx, o vigésimo segundo dia de setembro de 2022 ter-se-ia tornado no quinto dia epagonal, sextavado ou intercalar de 230, apelidado le jour de la recompense. Curioso mas obscuro.
Mais bizarro será atender que o calendrier républicain festejaria essa noite a véspera do jour de l'an ou do réveillon. Tal insólito resulta dos meses de 3 décadas e do não-mês suplemente de 5 e 6 sansculottides ou dos sans-culottes, situados nos anos normais e bissextos, na passagem do fructidor para o vendémiaire.
Sans-culottes en armes Jean-Baptiste Lesueur (1793-1794)[Musée Carnavalet - Histoire de Paris] |
No final desta quinta-feira, não se beberá uma taça de champagne ou comerão os 24 bagos de uva passa ao toque das badaladas da 1/2 noite. O São Silvestre não será trocado por um ignoto São Culotide. Suspirar-se-á pelo fim duma semana gregoriano de 7 dias, bem mais agradável que a de 10 da versão revolucionária.
As idiossincrasias do ser humano... Que as movimentações de massas não imponham todas as suas ideias populistas, ou qualquer dia estamos sans culottes...
ResponderEliminarFranceses louquíssimos!
ResponderEliminarEt vive la France et ses folies !...
EliminarVive!
Eliminar