4 de novembro de 2019

To brexit or not to brexit that is the nub...

Nostalgic Britain

Wentworth Wooden Puzzle Collage
Dura brexit, sed brexit...
O neologismo inglês BREXIT foi posto a votação pública em 2016 pela Porto Editora como palavra do ano. Foi derrotado pela mediática «geringonça» parlamentar portuguesa. O resultado era previsível no contexto político nacional em que a corrida ao cobiçado prémio foi disputada. A vencedora manteve-se bem viva quatro anos. A vencida lá continua de pedra e cal até sair vitoriosa vá-se lá saber quando. Como repetiria Júlio Caio César em bom latim kikerista se voltasse a pisar essas terras remotas de bárbaros insulares: veni, vidi, vici.

Acrónimo da moda a nível global composto por duas palavras latinas (br- < Britannia = província romana: 43AEC-410EC + exit = saída) sofre agora uma espécie de síndrome da pilha alcalina americana de longa duração Duracell, que dura dura dura, ou do automóvel nipónico Toyota, que veio para ficar. Esta ideia de dizer que se quer sair sem arredar de facto o pé donde se está até já deu origem ao verbo TO BREXIT (brexitar = adiar), i.e., uma forma renovada e reforçada de «procrastinar». Mantém-se a raiz latina e facilita-se a soletração.

Dizem as estatísticas que 56,7% do léxico britânico nasceu no Latio, convertendo o inglês na mais românica das línguas germânicas. A culpa terá sido de Roma que conquistou a Britânia e partiu e da Normandia que conquistou a Inglaterra e ficou. Dieu et mon droit vai dizendo o lema do ainda Reino Unido. Nostalgia saudosista insular, definida, à boa maneira de Dom Duarte de Avis & Lencastre no Leal Conselheiro, de se estar onde não se está ou de se estar com quem não se está. E se de facto assim não for, Honni soit qui mal y pense...

2 comentários:

  1. "To be great is to embrace a great cause", Shakespeare dixit... Faz impressão ver a grande Albion mergulhada em tamanha salgalhada...

    ResponderEliminar
  2. O "Brexitar" vai durar mais que as pilhas Duracell. De adiamento em adiamento até fazerem um novo referendo. Bom dia, por aqui com sol.

    ResponderEliminar