10 de junho de 2021

Erros meus, má fortuna & amor ardente, na visão lírica de Luís Vaz de Camões

S O N E T O  V I I I.

ERros meus, mà fortuna, amor ardente,
Em minha perdição ſe conjurarão,
Os erros, & a fortuna ſobejarão,

Que para mim baſtaua o amor ſomente.


Tudo paſſey; mas tenho taõ preſente
A grande dòr das couſas que paſſarão,
Que as magoadas iras me enſinarão,
A não querer já nunca ſer contente.
 
Errey todo o diſcurſo de meus annos,
Dey cauſa, que a fortuna caſtigaſſe
As minhas mal fundadas eſperanças.
 
D’amor não vi  ſenão breues engãnos,
O quem tanto podeſſe, que fartaſſe
Eſte meu duro genio de vinganças.
 
imas de uís de amoẽs
Em Lisboa : na officina de Pedro Crasbeeck
a custa de Domingos Fernandez  mercador de livros, 1616.
[12], 40 f. ; 4.º (19 cm)

2 comentários:

  1. E viva o poeta da epopeia portuguesa e do amor!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem escolhido. Oportuno e original nesta "graphia".

    ResponderEliminar