21 de agosto de 2023

As duas rodas da volta

Henri de Toulouse-Lautrec

The Simpson Chain - La Chaîne Simpson - 1896

Terminou pouco a 84.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. Nos 1600,5kms da prova, disputados em 11 dias e 10 etapas entre Viseu e Viana do Castelo, nenhum deles aflorou o perímetro urbano de Faro. Aliás, não me lembro de alguma vez ter passado por esta capital de província, região, distrito e concelho desde que aqui vivo quase 50 anos. Distração minha, por certo. Mesmo a Volta ao Algarve passou sempre despercebida ao meu olhar pouco atento a essa competição ciclística com direito a alguma atenção dos canais televisivos de sinal aberto. O tempo de férias, de praia e de calor desculparão, em parte ou na totalidade, essa desatenção ciclopédica.

As poucas vezes que vi passar a Volta andaria ainda na Primária, nos derradeiros anos da década de 50 ou nos primeiros da de 60. Não sei precisar. Fazia-o empoleirado no muro alto da antiga Escola Agrícola que dava para a EN1. Os ciclistas vinham algures dum qualquer ponto de partida e dirigiam-se não sei para onde. Seria no sentido Lisboa-Porto sem chegar a tocar as duas cidades numa única tirada. Corrida efetuada por desportistas cujos nomes a memória não guardou registo. Nem dos vencedores, nem dos percursos das etapas, nem das equipas, nem dos países envolvidos, nem dos camisolas-amarelas nem dos varridos pelos carros-vassoura.

Na minha meninice estremenha, os dias da prova animavam o país. Hoje mal se fazem notar. Outros valores mais altos se foram levantando. A pioneira RTP passou a correr a contrarrelógio com as privadas que entretanto chegaram e as transmitidas por TV-Cabo. As vitórias diárias aos sprints televisivos obedecem agora a outros interesses mais rentáveis em termos publicitários. Das voltas de agora pouco sei ou nada e das doutros tempos pouco me ficou na memória. Só me recordo dos cartuchos de jornal repletos de amoras pretas e brancas colhidas pelo meu pai nas amoreiras do demolido miradouro por onde via passar as duas rodas da volta. 

2 comentários:

  1. Recordações saborosas!

    ResponderEliminar
  2. Mas não foi no Algarve, numa uma etapa da Volta que o Joaquim Agostinho caiu e veio a morrer?!
    Em minha opinião, a Volta perdeu muito do interesse por via dos sucessivos casos de doping…

    ResponderEliminar