31 de dezembro de 2018

O trompe-l'œil do ser e do parecer

      Pere Borrell del Caso, Fugint de la crítica (1874)   
[Madrid: Banco de España]  

Dos faz-tudo e dos faz-de-conta

Com um olhar ensandecido de quem não se sente bem onde está e procura um lugar melhor para se mudar, o retratado salta para fora da moldura claustrofóbica que lhe tolhe os movimentos. Trompe-l'œil se designa a técnica artística que nos transmite a ilusão de observar uma representação plana pintada em 2D como se se tratasse duma realidade volumétrica esculpida em 3D. Em termos programático, pode ser entendido como um expediente estético de dar visibilidade ao tópico barroco do Ser e do Parecer.

No universo romano das representações míticas, a faculdade das mudanças e transições, dos inícios, decisões e escolhas, estava a cargo do deus Janus. A iconografia representava-o com duas faces, uma a olhar para a frente e outra para trás. Etimologicamente, estava associado à palavra «porta» (= janua), um espaço intermédio de passagem, de entrada e saída, de interior e exterior, de passado e futuro. Por isso deu o nome a «janeiro» (= januarius), o primeiro mês do ano nos calendários juliano e gregoriano.

Quando a Roma Imperial caiu e a Papal surgiu, as divindades latinas foram clinicamente trocadas pelos santos cristãosA passagem de ano foi batizada de Noite de São Silvestre, em honra do pontífice que iniciara a Paz na Igreja. E o faz-tudo para mudar os maus hábitos do Ano Velho faz-de-conta que acredita na mudança. Brinda-se ao Ano Novo, comem-se as 12 passas de uva, salta-se da cadeira, vê-se o fogo-de-artifício e vai-se para a cama mais tarde. Depois tudo volta ao normal até à próxima véspera de Ano Bom.

2 comentários:

  1. Fantástica relação alegórica entre o estilo pictórico Trompe-l'oeil, o Ser e Parecer e os festejos de fim-de-ano: um parecer começar de novo.
    Bom ano novo, sincero!

    ResponderEliminar
  2. "E o faz-tudo para mudar os maus hábitos do Ano Velho faz-de-conta que acredita na mudança". É isso mesmo, porque todos os dias de Ano Novo enfrentamos mais 365 do ano seguinte com novos desafios e promessas, mas a maior parte dessas promessas caem por terra logo nos primeiros dias. E assim, após a saída de um e a entrada de outro, tudo volta ao normal até à próxima véspera de Ano Novo.

    ResponderEliminar