25 de fevereiro de 2019

A idade das palavras da moda

  Hostel Wall Kazimierz Old Jewish Quarter Krakow  

MODOS, MODAS & MODISMOS

Ou dos neologismos arcaicos...

Os hostéis invadiram os espaços urbanos. Em cada rua e ruela que cruzarmos, haverá sempre um hostel à nossa espera. Hostéis por todo o lado e para todos os gostos. Insisto na grafia hostéis, muito embora os dicionários prefiram o registo inglês hostels, pretenso plural de hostel. Faço-o de forma distinta pelas mesmas razões que escrevo e pronuncio à portuguesa hotel e hotéis.

A palavra da moda para referir um alojamento a preço económico, em quartos coletivos ou individuais, é tão antiga no nosso idioma quanto a memória escrita a permite documentar. Ainda não se aferrara aos H-h surdos decorativos e registava-a estau, do latim hos-pitalis [domus], entendida como uma estalagem, casa de hóspedes, lugar de hospedagem ou de aposentadoria pública.

A idade das palavras é difícil de determinar. Sucedem-se umas às outras sem termo à vista. Por vezes mantêm as partes originais de modo irredutível. É essa raiz ou radical que encerra o sentido duma mesma família. Cognatas lhes chamam as gramáticas. Hospedaria, hospício, hospital, hostal/hostau, hostalagem, hostaria e hotel cabem nesta categoria. Latinismos locais tornados globais.

2 comentários:

  1. Experienciei um hostel em Matosinhos, em out18, quarto de casal com casa de banho privativa, com pequeno-almoço simples. Foi uma experiência positiva, muito gira e interessante em época baixa, pois aquela zona é muito procurada por banhistas e surfistas.
    Contudo, as férias que estamos a preparar, as de out19, já preveem outro tipo de alojamento.
    A multiplicidade de opções é sempre positiva, não é?

    ResponderEliminar
  2. Palavras vernaculares que as modas resolveram apagar definitivamente do léxico português... Sempre detestei a utilização de termos em inglês na redação da língua portuguesa, nomeadamente na área da informática, quanto mais esta generalização galopante que se tornou moda dominante nesta era de cimentação da globalização...

    ResponderEliminar