1 de março de 2019

Carnavais em verso

José de Almada Negreiros
«Retrato Clássico de Arlequim»
(1941)

               É Carnaval, e estão as ruas cheias
               É Carnaval, e estão as ruas cheias
               De gente que conserva a sensação,
               Tenho intenções, pensamento, ideias,
               Mas não posso ter máscara nem pão.
               Esta gente é igual, eu sou diverso —
               Mesmo entre os poetas não me aceitariam.
               Às vezes nem sequer ponho isto em verso —
               E o que digo, eles nunca assim diriam.
               Que pouca gente a muita gente aqui!
               Estou cansado, com cérebro e cansaço.
               Vejo isto, e fico, extremamente aqui
               Sozinho com o tempo e com o espaço.
               Detrás de máscaras nosso ser espreita,
               Detrás de bocas um mistério acode
               Que meus versos anódinos enjeita.
               Sou maior ou menor? Com mãos e pés
               E boca falo e mexo-me no mundo.
               Hoje, que todos são máscaras, és
               Um ser máscara-gestos, em tão fundo...

               Fernando Pessoa |  Álvaro de Campos: «Carnaval» (s.d.)

1 comentário:

  1. "Que ideia a de que no Carnaval as pessoas se mascaram. No Carnaval desmascaram-se."
    * Vergílio Ferreira

    ResponderEliminar