2 de agosto de 2021

História comovedora do gato vegetariano e do rato simplório

『ふたつの月-1-』さくら さん

   FÁBULA PÓS-MODERNA   

com a verdade me enganas

«– A propósito, conheces a história do gato vegetariano e do rato?
– Não, confesso que nunca ouvi essa história.
– Queres que ta conte?
– Claro que sim.

– Um rato pequeno deu de caras com um gato enorme no meio de um sótão e foi por ele perseguido, sem conseguir encontrar escapatória, até ficar encur-ralado numa esquina. A tremer, o rato disse-lhe: “Por favor, senhor Gato, não me coma. Tenho de voltar para a minha família. Os meus filhos estão à minha espera, cheiinhos de fome. Peço-lhe por tudo que me deixe partir.” Respon-deu-lhe o gato: “Não te preocupes, pois não está nos meus planos comer-te. Para ser honesto, ainda que não ande para aí a gritá-lo aos quatro ventos, sou vegetariano. Não consumo qualquer espécie de carne. Foi uma sorte teres topado comigo por acaso.” Ao que o rato lhe respondeu: “Ah, que dia maravilhoso! Que rato mais sortudo que eu sou, por ter encontrado no meu caminho um gato vegetariano!” Palavras não eram ditas e, no segundo seguinte, o gato saltou para cima do rato, fincou-lhe as garras e imobilizou-o, cravando-lhe em seguida os dentes afiados no pescoço. O rato, agonizante, perguntou então ao gato, com as últimas forças que lhe restavam: “Mas o senhor Gato não me tinha dito que era vegetariano e que não costumava comer carne? Estava a mentir?” O gato, lambendo os beiços, disse: “É verdade que não como carne. Não estava a mentir. Por isso, vou levar-te na boca, para minha casa, e trocar-te por uma alface.

Aomame ficou a cismar na história.
– Qual é a moral da história?
– Não há nenhuma em especial. Veio-me de repente à cabeça, ainda há pouco, quando falávamos da sorte. Mais nada. Claro que tu podes tirar daí a conclusão que quiseres.
– Uma história comovedora.»
Harukami Murakami, 1Q84-2 (Lx: CdL, 5, 101-102)

4 comentários:

  1. Nos nossos dias, o que há mais por aí são gatos que se declaram vegetarianos tendo em vista ganhar algo. Ou que declaram ter demência, o que vem a dar na mesma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os gatos vegetarianos andam por aí. Cuidado com eles e com as suas loucuras. Já nos bastam as nossas...

      Eliminar
    2. Pois é! E à noite ainda são mais pardos do que todos os outros gatos.

      Eliminar