18 de outubro de 2018

Os romances de Saramago, o túmulo de João XXI e o exército de Qin Shi Huang

       L'Esercito di Terracotta a Viterbo      

[Mostra nell'Ex Convento dei Carmelitani Scalzi]

Mobilità a Viterbo

Prima: letteraria
O programa Erasmus de mobilidade internacional levou-me em outubro de 2012 à Università Degli Studi Della Tuscia - Viterbo, sob os auspícios da Cátedra Pedro Hispano. A minha visita como professor convidado da Facoltà di Lingue e Letterature Straniere Moderne centrou-se nos «Universos romanescos de José Saramago» e dirigiu-se sobretudo a alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Dipartimento di Scienze Umanistiche della Comunicazione e del Turismo. Falámos das bagagens dum viajante e das sete histórias exemplares com cão. Escuso-me de entrar em pormenores académicos.

Seconda: papal
Dizem os anais do Vaticano ter sido Pedro Julião (1215-1277) o único papa português, mais conhecido pelo nome escolástico de Pedro Hispano e pontifício de João XXI. É longa a sua carreira de médico, filósofo, teólogo, matemático e professor. Breve a de 187.º sucessor de São Pedro (1276-1277). Depois de passar por Lisboa, Braga, Paris e Siena, acaba os dias em Viterbo, onde está sepultado numa tomba onorifica. Visitei-o na Cattedral di San Lorenzo, basilica minor vizinha ao Palazzo dei Papi. Encontro feliz este meu com a arte românica rendida ao fascínio da renascentista.    

Terza: bellica
Nos intramuros da Vetus Urbs latina, a città vecchia de Viterbium, pus-me a visitar os legados etruscos, romanos e cristãos do mais vasto centro histórico medieval da Europa. Na Piaza Fontana Grande, o Ex Convento dei Carmelitani Scalzi propôs-me a mostra dell'eser-cito di terracota dell'imperatore cinese Qin Shi Huang. Não pensei duas vezes e entrei, máquina fotográfica em punho. Depois a bateria falhou-me e o encontro inesperado ficou-me todo gravado na memó-ria. Recordo-o agora num achado providencial da Net. Admirável mundo novo este o nosso da realidade virtual.

1 comentário:

  1. Interessante registo da tua visita pedagógica a Viterbo, nesta Itália sempre generosa em História e Arte...

    ResponderEliminar