5 de junho de 2022

Do párodo dramático à parada bélica

Jarra de terracota com um coro de andadores de palafitas

DESFILE DE CORISTAS & TRIBUNA DE HERÓIS
Espaço aberto, amplo, plano, situado numa zona nobre da malha urbana. Uma tribuna a um dos lados do recinto, ocupado por um número limitado de ocupantes. Uma multidão em número indefinido, colocada na parte oposta do local de observação privilegiado. Olhar atento de uns e outros, virados todos eles para o centro fulcral das operações. Uma voz audível por todos anuncia o início do desfile ciclicamente preparado todos os anos.

As procissões e sacrifícios áticos feitos sobre os auspícios dionisíacos estavam marcados pelas deambulações dramáticas dos coreutas. Entravam e saíam na orquestra pelos dois PÁRODOS situados à direita e à esquerda da tribuna dos heróisPelo meio, circulam entre o público e os atores. Com a mediação incisiva do deus que nasceu duas vezes, trazem ao presente os factos gloriosos dum passado heroico e que se impunha eternizar.

Nas modernas PARADAS militares, os caminhantes armados não cantam, não dançam, não falam. Limitam-se a marchar em passo cadenciado, imponente, sincronizado. Junto ao palanque de honra profusamente engalanado, olham reverencialmente as autoridades destacadas para o evento e partem avenida fora como se nada fosse com eles, sempre em frente, impávidos e serenos, senhores do seu nariz e sem dizer água-vai.

ccd

Entre o coro teatral que cantava o párodo de entrada dos dramas helenos e os desfilantes bélicos que marcham ao som das fanfarras nas paradas militares, 2500 anos de devir histórico separam o mundo local antigo do global moderno. O propósito cerimonial de render honras aos heróis registados na memória coletiva é comum às duas exibições. Falta saber se umas e outras se limitam a apaziguar o passado ou a comprometer o futuro.

Cortejo Dionisíaco - Vaso Grego
[Stapleton Collection/Corbis]

2 comentários:

  1. As idiossincrasias humanas a que o tempo não consegue suavizar desassossegos, já que o próprio render honras consegue revestir significados teatrais...

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    1. Com a diferença abissal das tragédias gregas terem a função de purificar todos aqueles que nela participavam, enquanto as atuais se limitam a envenenar-nos a todos. E assim vamos vivendo de parada em parada, com um párodo à entrada e nenhum êxodo à saída…

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