MENSIS AVGVSTVS [Alegoria dos meses - Anónimo, c. 1650] |
Augusto, m. Do lat. Augustus, epíteto atribuído em 27 a.C. pelo Senado Romano a Octávio (63 a.C-14 d.C.); do adj. augustus, «santo, consagrado; majestoso, venerável; depois título dos imperadores».J. P. Machado, Dicionário etimológico da língua portuguesa(Lisboa: Horizonte, 1977; Ⅰ, 186b.)
[Augusto] (R)estabeleceu, no calendário, a ordem que o divino Júlio nele introduzira, e que se achava subvertida graças à negligência dos pontífices; aproveitou a ocasião para dar o seu próprio nome ao mês de Sextilis, e não ao de Setembro, mês em que nascera, porque em Sextilis obtivera o seu primeiro consulado e as suas grandes vitórias.*Suetónio, Os doze Césares (121EC, Ⅱ, ⅹⅹⅹⅰ)(Lisboa: Presença, 1979; 70-71)
Agosto deve o seu nome ao divino Caio Otávio Augusto, fundador do Império Romano e Primeiro Cidadão do Estado, o Princeps Civitates ou Imperator Caesar Divi Filius. Dizem as más línguas que quando em 8 AEC o Senado confirmou essa distinção para solenizar os feitos vitoriosos que obtivera nesse mês, terá garantido que o mensis Augustus tivesse os mesmos 31 dias do Iulius mensis do seu tio-avó e pai adotivo Júlio César. Diz que diz infundado, dado que à data da mudança o até então designado mensis Sextilis já dispunha desse número de dias desde a reforma do calendário juliano.
Após a morte dos dois primeiros Césares, nenhum dos seus herdeiros dinásticos mereceu a honra de nomear os restantes meses do ano. Os oito iniciais mantiveram as suas designações olímpicas ou divinizadas. Os quatro restantes limitaram-se a indicar a sua ordem numérica arcaica no já desfasado sistema de divisão do tempo romano. Dá para perguntar que feitos teriam sido exigidos a Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Otão, Vitélio, Vespasiano, Tito e Domiciano para igualarem os seus antepassados imperiais. A resposta é fácil de dar, muito embora fique por concretizar.
DIVUS AUGUSTUS PATER [Curia del foro de Ituci - Baena] |
E Caio Octávio preteriu o nosso mês de nascimento para celebrar os seus feitos. Afinal, não era santo...
ResponderEliminarResolveu trocar as águas mil de abril pelas águas no rosto de agosto. O divino Augusto lá teria as suas razões já e pensar nestes nossos tempos de alterações climáticas...
Eliminar