23 de abril de 2016

Cervantes & Shakespeare no Dia Mundial do Livro

«Cervantes y Shakespeare: ni se conocieron, ni se copiaron, ni murieron el mismo día...»

Uma rosa por um livro...


Celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. A escolha da data deve-se ao facto insólito de tanto Miguel de Cervantes y Saavedra como William Shakespeare terem morrido alegadamente a 23 de abril de 1616. Há precisamente 400 anos. Um em Madrid, outro em Londres.

Celebra-se também hoje o IV Centenário de Cervantes e de Shakespeare. Estranho hábito este nosso de comemorar a morte dos heróis nacionais em vez de festejar o seu nascimento. Prova-velmente por ser depois da passagem pela vida que têm o condão de ser recordados para sempre.

Celebra-se no dia de hoje por decisão da XXVIII Conferência Geral da Unesco, que ocorreu entre 25 de outubro e 16 de novembro de 1995. Iniciativa louvável esta de juntar na morte os dois génios das letras hispânicas e britânicas aos demais criadores de heróis da imaginação das letras mundiais.

Celebra-se muito bem mas na data errada. O novelista castelhano transpôs as portas do Parnaso a 22 de abril do novo calendário gregoriano e o dramaturgo inglês a 23 de abril do velho calendário juliano. Equívocos provocados por alguma precipitação na análise atenta das coordenadas do tempo.

Celebra-se ainda a 23 de abril a Festa de São Jorge. Na Catalunha nasceu a ideia de oferecer uma rosa por um livro nesse dia. Que a tradição ganhe raízes e se espalhe por toda a parte. Que se associe o símbolo do amor com o símbolo da cultura em nome de todos os habitantes do Parnaso em geral.





NOTA
O calendário juliano foi criado por Júlio César em 46 AEC tendo sido substituído pelo grego-riano em 1582 EC por Gregório XIII. Em 1606 a diferença entre os dois calendários cifrava-se em 10 dias, pelo que 23 de abril corresponde, de facto, a 3 de maio.

4 comentários:

  1. Caro Artur, eu deveria ter lido o seu blog, antes de ter postado o meu primeiro do dia, nele referi erradamente que hoje se celebravam 400 anos da morte de W.S. (já corrigi o meu post), para além de não ter mencionado, a coincidência de também se celebrar o mesmo aniversário da morte de MC, apesar das incongruências que refere neste seu muito esclarecedor texto. Obrigada por mais esta lição.

    ResponderEliminar
  2. Equívocos naturais de quem anda à procura de coincidências insólitas, quando afinal o que importa é celebrar conjuntamente todos os criadores dos heróis da imaginação que habitam nos livros e visitamos através da leitura...

    ResponderEliminar
  3. Coincidências, ou não, que dão um certo colorido aos factos históricos, nomeadamente no que aos grandes nomes da Literatura mundial se refere. Obrigada por mais esta lição, Prof.!

    ResponderEliminar
  4. Viva, viva e viva, os livros, os escritores e os leitores!

    ResponderEliminar