30 de agosto de 2018

Who's who in the meme?

       Harry Bliss, Famous Artist's Modeling Agency       

Chi l’ha fatto? | Qui l'a fait ? Hvem gjorde det? | ¿Quién lo hizo? | Who did it?  

Parte das férias de verão que vivi com a infância das minhas filhas foi passado com passatempos descomprometidos que entretinham toda a família e amigos. Numa altura em que não havia telemóveis, Internet ou smartphones, qualquer brincadeira inofensiva servia para preencher um serão ou parte dele. Entre todos sobressaía um em forma de livro. Where's Wally? Depois a adolescência chegou a passos largos e novas distrações se perfilaram no horizonte.

Este ano entretive-me com uma pesquisa de descoberta das seis personagens representadas num meme que ciclicamente aparece nas redes sociais. Troquei o «onde?» pelo «quem?» interrogativos e pus-me à procura do Who's who?, replicado por Harry Bliss no Famous Artist's Modeling Agency. A descoberta do nome do cartunista americano já foi uma proeza. A sua omissão nas diversas publicações que pululam  no mundo virtual é sistemática.

As figuras pintadas por Modigliani, Léger, Munch, Picasso e Whistler são desenhadas pelo memista na sala de espera duma agência de modelos que lhes dá as boas-vindas. Destaca-se no meio das cele-bridades convocadas uma desconhecida, sentada junto ao office da direção. Presumo tratar-se duma criação do autor que assina a composição humorística, a provar, por a+b, que a arte é um jogo de cumplicidades onde todos têm o direito de viver e conviver.

MODELOS:
Amadeo Modigliani, Jeanne Hébuterne with Yellow Sweater (Le sweater jaune) | Fernand Léger, Femme assise  |  Edvard Munch - Skrik | Pablo Picasso, Le Rêve | [Harry Bliss, The model (?)] |  James McNeill Whistler, Whistler's Mother 

3 comentários:

  1. Escolho o Susto de Munch. É assim que o mundo se me apresenta.

    ResponderEliminar
  2. E a ABAPORU da brasileira Tarsila do Amaral entra em cena para ocupar o espaço deixado vazio em primeiro plano, efetuado sabe-se lá por quem na agora designada «Agência de modelos para pintores», mas dando razão acrescentada ao grito de gritar da forma como o faz…

    ResponderEliminar
  3. Já é tempo de inventarmos e entretermo-nos em passatempos familiares com os telemóveis, aproveitando a oportunidade para pesquisas céleres... Gosto imenso das figuras de Modigliani, tanto mais que me acompanham em separadores de leitura!

    ResponderEliminar